A recuperação activa é uma parte essencial de qualquer plano de treino. Ao manteres o teu corpo em movimento em dias de descanso, vais manter fortes conexões neuromusculares, vais manter o metabolismo basal alto, irás conseguir ainda reduzir a probabilidade de lesões e as dores musculares, baixar o cortisol e a tensão arterial, e promover a síntese muscular.

6 Benefícios da natação na recuperação muscular

A natação não tem impacto

Ao contrário de desportos de corrida por exemplo, a natação praticamente não causa impacto nas tuas articulações. O efeito da gravidade é mínimo na água, por isso qualquer impacto é muito minimizado quando comparado com qualquer atividade fora de água.

Reduz a tensão

A natação também oferece uma resistência mais uniforme aos teus músculos que qualquer outro método de cardio, permitindo-te uma recuperação activa sem receio de lesões.
A hidroterapia é uma popular ferramenta de reabilitação usada por especialistas, que ao ser realizada dentro de água reduz a tensão no corpo, permitindo movimento controlados com muito baixa resistência.

Encoraja os movimentos e flexibilidade do ombro

Para indivíduos sedentários, ou aqueles que apenas se focam na musculação, os movimentos praticados na natação são altamente benéficos para a flexibilidade e movimentos completos dos ombros.

Mantém-te em movimento

Sessões de cardio leves entre treinos mostraram ter um efeito positivo na redução de ácido láctico quando comparadas com descanso inativo.
Ficares parado nas horas seguintes a um treino podem levar-te a ter dores musculares, por isso mexe-te.

Melhora o controlo motor

Em particular no caso de nadadores novatos, as conexões neuromusculares podem ser fortalecidas, pois o tipo de movimentos realizados na natação exige uma forte conexão entre o corpo e a mente.

Benefícios mentais: requer concentração

Ao focares-te na tua técnica, ritmo e eficiência a nadar, chegas mesmo ao ponto de te sentires a meditar, e a ficares longe de pensamentos negativos e stress do dia a dia. Isto permite que o teu corpo se livre de qualquer tensão.
Irás voltar à tua rotina com a mente recuperada e fresca, e com muito mais disposição para tudo o que tenhas que realizar.

Algumas dicas para uma sessão de natação com sucesso

  • Usar o equipamento adequado
    Escolhe um equipamento apropriado para a prática de natação. Calções largo não são uma boa opção.
  • Não te esqueças dos óculos
    Além de te protegerem os olhos, vão-te facilitar imenso a natação, dando-te uma boa visibilidade.
  • Define um plano de treino
    Tal como fazes na musculação, define um plano de treino.
    Procura ter um treino que seja realizado de forma constante, sem grandes paragens.

Na HobbyVida temos em conta todos os elementos que influenciam no teu desenvolvimento músculo-esquelético, e adaptamos cada aula/treino para que esses elementos sejam potenciados em teu beneficio.

Pergunte-nos como!

fonte: http://www.aminhacorrida.com/recuperacao-muscular-natacao/

Leave a Reply

Your email address will not be published.Email address is required.

Leave the field below empty!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.